. .

sábado, 7 de março de 2015

Mulheres, inspiração musical.


8 de março, dia em que homenageamos as mulheres. Dia escolhido, porque marcou a luta delas pela igualdade em décadas atrás. 
Enfim, é só um dia para lembrar o quão elas são importantes, mas o que não devemos esquecer, é que todos os dias são delas. 

Uma pessoa que não tem uma mulher em sua vida, com certeza fica totalmente desorientada. Por isso, acreditamos que não exista essa pessoa. Seja "Ela", representada pela avó, irmã, mãe, tia, esposa... Todos têm pelo menos uma, pois sem um alicerce, não existe vida!

Já que esse dia comemora-se o Dia Internacional da Mulher, nós, do Senhor da Música, prestaremos nossa homenagem a elas, a inspiração de nossas vidas, e claro, de muitas canções. 
Que tal conferir um Top 7, com músicas que cantam uma mulher em especial, mas que também se enquadram em você leitora, ou a uma pertinho de você leitor do Senhor M?


Pitty - Desconstruindo Amélia 

"Ai que saudades de Amélia" de Mário Lago e Ataulfo Alves, vocês conhecem? Bom, é uma música bonitinha, mas um pouco machista. Então, pra dar uma resposta, Pitty desconstruiu Amélia e fez essa música gostosa, com uma letra incrível, que com certeza muitas mulheres se identificaram.
Da um play no vídeo abaixo, e descubra a nova Amélia, totalmente desconstruída. 


Arctic Monkeys - Arabella

"[...]O horizonte tenta mas não é tão bom para as vistas, como a Arabella..." 

Quando se tem uma Arabella na vida, nada a supera. Até o pôr-do Sol torna-se apenas um complemento para finalizar o dia melhor do que já está com Arabella.




Alt-j - Taro

Alt-j, uma banda inglesa com arranjos diferenciados e letras incríveis, como Taro. Mas não vamos falar de Alt-j, vamos falar de Gerda Taro. Antes coloque a música pra tocar!

Apertou o play? Então vamos lá!

Gerda Taro, uma judia alemã que por causa do nazismo foi obrigada a se mudar para Paris, onde conheceu Andre Friedman, vulgo Robert Capa (o Capa da música), fotógrafo que lhe ensinou seus conhecimentos sobre fotografia. Em 1963 o casal foi cobrir a Guerra Civil Espanhola, produzindo fotos para jornais que deram prestígio aos dois, cobrindo lados diferentes da guerra. Em tempos de guerra pode se fazer fotos incríveis, mas se corre grandes riscos. Enfrentando esses riscos que Gerda Taro morre de uma maneira absurda. Ela havia subido no estribo do carro de um general, quando aviões inimigos passaram rasantes e bombardeando o comboio, que em pânico fez manobras desordenadas e assim, acidentalmente, um tanque de guerra golpeia Taro, derrubando-a do carro e esmagando seu corpo. Agonizante, foi levada ao hospital, onde morreu em poucas horas, com 27 anos. O corpo de Gerda foi levado a Paris onde recebeu honras como uma heroína republicana passando a ser considerada um símbolo do fotojornalismo revolucionário.


Milton Nascimento - Maria Maria

"[...]Maria, Maria, mistura a dor e a alegria. 
Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça, é preciso ter sonho sempre.
Quem traz na pele essa marca, possui a estranha mania de ter fé na vida."

Milton descreve  a mulher nessa bela canção. Mulheres que carregam a marca MARIA, mulheres que vão a luta, e que merecem viver e amar como qualquer um no planeta. 



Ira! - Mariana foi pro mar

Assim como Mariana, existem várias mulheres parecidas. Elas sofrem quando a vida conjugal não dá certo, parece que aquilo é o fim, até pensam que deixar de viver é a solução. Porém, elas sempre se recuperam, e percebem que ser independente, deixar de sofrer  e caminhar na areia ao encontro do mar é a melhor coisa a se fazer.
Mulheres fortes, que por fim deixam os machos de plantão ao seus pés!



Capital Inicial - Natasha 

É  isso mesmo produção, Natasha seria uma piriguete?
Bom, todos falam mal das piriguetes. Elas são engraçadas, louconas, colocam um salto quinze, uma saia de borracha, escapa dos pais e do namorado, bebem, fumam, mas que mal tem? Elas só querem dançar!

Feliz dia da mulheres para todas as Natashas desse mundão!


Anelis Assumpção - Song to Rosa

"[...]Pois seu compromisso mesmo era com a vida,
E foi aos trancos que ela se fez acreditar.
Rosa fugiu da polícia,
Rebolou na pista,
Se aculturou, chorou,
Viveu a morte enquanto gerava uma vida,
Sofreu por amor
Cresceu, secou,
Regou o jardim, brotou brotou.
E como a flor se defendeu em espinhos
Ela sabe o que quer..."

Pronto, Anelis definiu as mulheres. 
Elas fazem tudo e mais um pouco, pois elas sabem o que querem, e isso faz delas especiais!




FAIXA BÔNUS

Lenine - Todas elas juntas num só ser

E essa vai para as leitoras do Senhor da Música.

"[...]Só você,
Canto e toco só você;
Só você,
Que nem você ninguém mais pode haver...

Feliz Dia Internacional da Mulher, Paula, Ana Flávia, Marlene, Augusta, Tatiana, Maria, Julia, Carla...todas as mulheres!